29 outubro 2007

Ubuntu: uma das distribuições Linux mais populares



Em pouco mais de um ano, o Ubuntu se tornou uma das distribuições Linux mais populares. Ele é baseado no Debian Sid (a eterna versão "unstable"), incorporando melhorias e correções, de forma a proporcionar um sistema bastante estável e fácil de usar. O Ubuntu utiliza o Gnome como interface padrão, mas é possível instalar os pacotes do KDE através do metapacote "kubuntu-desktop", que pode ser instalado através do Synaptic (o gerenciador de pacotes padrão) ou através do apt-get.

Pontos fortes:
  • Vem apenas com o essencial de programas.
  • É estável
  • Tem versões novas de 6 em 6 meses
  • Tem uma ótima documentação. Provavelmente sua dúvida está lá!
  • Tem um próprio programa para instalação de jogos e um site para o mesmo
  • Os menus são muito bem organizados
  • É um live-cd
  • Tem seus próprios repositórios, atualisadíssimos por sinal

Pontos fracos:
  • É pesado
  • Não é tão intuitivo quanto o Kurumin, por exemplo
  • Não vem com gnome-ppp
  • Vem apenas com o essencial de programas (defeito para quem usa discada, que , por exemplo, vai ter de instalar um AmaroK, XMMS, etc)
Site Oficial: http://www.ubuntu.com/
Ubuntu Brasil: http://www.ubuntubrasil.org/

Via Guia do Hardware

Mandriva - Linux com foco no usuário doméstico


O Mandriva Linux (que nasceu da fusão da MandrakeSoft e da Conectiva) é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, desenvolvida com foco no usuário doméstico. O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis de usar, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico.

Pontos fortes:
  • É completa: já vem com muitos programas, e vem com KDE e Gnome. Muito bom para discada.
  • Se pode abilitar os efeitos 3D facilmente
  • A detecção de hardware é realmente boa.Dois exemplos: O scanner do Marcelo funcionou perfeitamente, e um sujeito que nunca tinha conseguido fazer sua placa de TV funcionar, conseguiu no Mandriva.

Pontos fracos:
  • Não é live-cd
  • É pesado
  • O MCC (Mandriva Control Center) é pesado, principlamente na parte de gerenciamentos de pacotes.

Instalação de pacotes:
É possível pegar repositórios facilmente em
http://easyurpmi.zarb.org/ . A instalação é fácil também. Os repositórios têm muita coisa. Os contras são que, no MCC, a instalação de pacotes é, digamos, meio pesada ( o Synaptic do Debian e derivados é mais leve) e que , pra quem tem net discada, é preciso pegar a lista resumida, que só tem uma breve descrição e nada mais, enquanto nos sistemas Debian, pode-se pegar uma lista cm muitas informações como dependências, por exemplo, que não chega a 1 MB, enquanto as listas completas para Mandriva tem 40MB. Alguém explica isso???
Site Oficial http://www.conectiva.com.br

Fonte: Guia do Hardware

Kurumin - Linux mais fácil de usar



O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.
Facilidade de uso: O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.
Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows.
Ícones Mágicos: O Kurumin inclui mais de 400 scripts e ferramentas de configuração, organizados no Clica-Aki, o Painel de Controle do Kurumin. Estes scripts incluem funções para instalar novos programas, configurar servidores, configurar placas wireless e softmodems, firewall e muitas outras funções úteis. O que é "complicado" em outras distribuições, pode ser feito com poucos cliques no Kurumin.
Multimídia: O Kurumin é a distribuição Linux com melhor suporte a multimídia. Instale o Suporte a mais formatos de vídeo e suporte a DVDs protegidos através dos ícones mágicos e você conseguirá assistir até mesmo vídeos via streaming através do navegador, usando o MplayerPlugin.
Suporte a aplicativos Windows: O Kurumin é a distribuição com melhor suporte a programas Windows. Você pode rodar diretamente uma instância do Windows dentro de uma máquina virtual, usando o VMware Player (que você instala através do Kurumin-EMU, disponível no Iniciar > Escritório), ou rodar os programas diretamente usando o Wine (instalável através dos ícobes mágicos). Você pode também rodar games do Windows através do Cedega.
Interface: Ao invés de tentar imitar a interface do Windows, o Kurumin tem uma cara própria, que é ao mesmo tempo familiar e bonita.
Suporte a hardware: O Kurumin inclui um conjunto completo de drivers para modems e placas wireless. O Kernel 2.6 atualizado faz com que estejam disponíveis versões recentes dos drivers para outros dispositivos.
Documentação e Ajuda: Os recursos disponíveis no Kurumin são explicados com detalhes no Livro "Entendendo o Linux, Guia Prático" (disponível em versão impressa) e no livro "Kurumin Desvendando seus segredos" (lançado em 2004, por isso desatualizado em alguns tópicos), que você pode ler aqui: http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/.

Desenvolvimento: O Kurumin é desenvolvido primariamente por uma única pessoa, mas existe um fórum para discussões técnicas, onde você pode postar dicas, contribuições e sugestões técnicas, o Kurumin Desenvolvimento (este não é um fórum de suporte, leia as regras do fórum antes de postar).
Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix. Atualmente ele utiliza também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian.

O Kurumin pode ser personalizado, criando novas soluções. Você pode adicionar novos programas, remover alguns dos programas instalados, alterar o visual e configurações, usar outro gerenciador de janelas no lugar do KDE, adicionar novas funções e facilidades através de scripts e assim por diante. Como este processo exige um certo conhecimento técnico, optei por concentrar todas as informações referentes à personalização do CD no livro "Linux Ferramentas Técnicas 2ed., disponível aqui no site, ou em qualquer boa livraria. Além de falar sobre a remasterização do Kurumin, o livro inclui explicações detalhadas sobre a estrutura do sistema, os arquivos de configuração, Kernel e outros componentes, scripts de detecção de hardware e automatização de tarefas, shell script e assim por diante. Enfim, tudo o que você precisa saber para fazer um bom trabalho.

Pontos fortes:

  • É um live-cd. Ou seja, você pode rodar sem necessidade de instalar
  • Tem um bom suporte a multimídia (fácil)
  • Com os ícones mágicos dá pra instalar muita coisa legal. Facilmente!
  • Já vem com bastante programas instalados, levando em conta que é apenas 1 (um) CD.
  • Das distros fáceis, é a mais leve.
Pontos fracos:
  • É um pouco instável
  • O apt-get upgrade (atualizar todos os pacotes) pode causar um desastre, por causa de conflitos. Isso vai ser resolvido com a nova versão, que usará repositórios estáveis.
  • Se é que isso é um defeito, para mim é, o Kurumin tem atualizações muito rápidas, e suas versões antigas ficam inutilizáveis, por exemplo, o apt-get, que usa repositórios testing, estes repositórios podem ter se tornados stable, enfim, é uma confusão.
  • A documentação é boa, mas não é muito "concentrada", como por exemplo na FAQ do Ubuntu.

Instalação de pacotes
A instalação de pacotes do Kurumin é fácil. O Kurumin usa o apt-get, e seus repositórios podem dar problemas com versões antigas. É o único contra.

Download

Fonte: Guia do Hardware