O Mandriva Linux (que nasceu da fusão da MandrakeSoft e da Conectiva) é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, desenvolvida com foco no usuário doméstico. O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis de usar, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico.
Pontos fortes:
- É completa: já vem com muitos programas, e vem com KDE e Gnome. Muito bom para discada.
- Se pode abilitar os efeitos 3D facilmente
- A detecção de hardware é realmente boa.Dois exemplos: O scanner do Marcelo funcionou perfeitamente, e um sujeito que nunca tinha conseguido fazer sua placa de TV funcionar, conseguiu no Mandriva.
Pontos fracos:
- Não é live-cd
- É pesado
- O MCC (Mandriva Control Center) é pesado, principlamente na parte de gerenciamentos de pacotes.
Instalação de pacotes:
É possível pegar repositórios facilmente em http://easyurpmi.zarb.org/ . A instalação é fácil também. Os repositórios têm muita coisa. Os contras são que, no MCC, a instalação de pacotes é, digamos, meio pesada ( o Synaptic do Debian e derivados é mais leve) e que , pra quem tem net discada, é preciso pegar a lista resumida, que só tem uma breve descrição e nada mais, enquanto nos sistemas Debian, pode-se pegar uma lista cm muitas informações como dependências, por exemplo, que não chega a 1 MB, enquanto as listas completas para Mandriva tem 40MB. Alguém explica isso???
Site Oficial http://www.conectiva.com.br
Fonte: Guia do Hardware
Nenhum comentário:
Postar um comentário